:. Artigos Científicos


 
 
 
 

 

 
<< Voltar

Data: 5/4/2005

Obesidade e a imagem corporal

 

Obesidade e a imagem corporal

A obesidade é vista como uma coisa não atraente, e resulta de um comportamento ruim geralmente as pessoas obesas tem uma outra imagem corporal. A angustia com a sua imagem corporal é associada com distúrbios na forma da alimentação. Os obesos tem uma tendência a distorcer e sua imagem de obesidade, são mais preocupadas com a aparência física. Mais insatisfeitas, e evitam os contatos sociais.
O que mais preocupa as pacientes obesas, é o tamanho da cintura, do corpo todo, das nádegas, e coxas. Cerca de 1/3 das doentes obesas tem problemas com o aspecto do rosto, com os cabelos, manchas na pele, o tamanho dos seios ou sua forma. Outras tem problemas com pelos na pele.
Todavia às vezes a redução de peso por si só, é ineficaz para reduzir a insatisfação. Quando uma pessoa é obesa desde de criança, certamente ele terá insatisfação com a sua auto-imagem quando na idade adulta. Um adolescente obesa é mais consciente sobre sua aparência física do que uma de peso normal, pois vê na mídia o estereotipo da mulher magra e do homem musculoso, todas as pessoas obesas sabem dos prejuízos de obesidade para a saúde , mas nem todas tem preocupação ou tristeza com a auto imagem. Porém há um estigma contra as pessoas obesas, com comentários de segregação de amigos, familiares, e até de médicos a freqüência da estignização, ou da segregação é associada com a imagem corporal negativa e problemas emocionais.
Apesar dos benefícios da perda de peso, as pessoas obesas participam de programas de emagrecimento, para melhorar a sua auto-estima e a imagem corporal. Começando algum programa de emagrecimento, o que mais influencia uma pessoa obesa a fazer isso é a melhora da aparência física, mais do que os problemas de saúde ou as recomendações do médico. Na media a perda de peso após a cirurgia de obesidade melhora significativamente a auto-imagem, porem em alguns doentes isso pode não ocorrer. A orientação de como se cuidar com a imagem corporal durante o período pós-cirúrgico reduz os efeitos do reganho
de peso, e aumente a satisfação com a imagem corporal. De maneira geral a perda de peso é um fator positivo na melhora da imagem corporal.
Bruna Contini. Pareja

 

Fonte:

Dr. José Carlos Pareja

 
 
 

Centro de Cirurgia de Obesidade
Campinas-SP
-
Avenida Dr. Heitor Penteado, 522 - Parque Taquaral - 13075-460 - Fone/Fax: 55 19 3212.3330
São Paulo-SP -
Rua Maestro Cardim, 560, Sala 125 - 01323-000 - Fone/Fax: 55 11 3283.5828